segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Transformação Integral - Kids


Suse, personagem representante da Associação Batista do Sul de Minas apresenta as fotos das crianças que participaram do evento promovido pela Convenção Batista Mineira na cidade de Pouso Alegre no sábado dia 20 de novembro.
O evento contou com 158 inscrições num total de 7 oficinas, sendo uma delas a oficina com crianças.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Jesus é o amigo legal


Música oficial (infantil) da campanha de Missões Estaduais Mineira quando dos 90 anos dos batistas em Minas Gerais. o tema da Campanha foi: Das trilhas de Minas para a Estrada Real.


Jesus é o amigo legal- Play Baack

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Ensino com arte 2


 Os professores de ensino bíblico às crianças devem ter a   consciência da importância de seu ministério. Tal como quem trabalha na construção do alicerce de um edifício eles, em parceria com os pais e responsáveis, constroem na vida delas os  fundamentos da fé. Por isso o ensino deve ser praticado, levando em consideração alguns princípios:

  • Ensino bíblico relevante e compatível com a realidade das crianças
  • Ambiente alegre, divertido e seguro
  • Líderes que transmitam segurança emocional e espiritual às crianças
  • Exemplo positivo dos líderes, às crianças,  pela convivência em amor e trabalho de equipe. 

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Ensino bíblico com arte - 1



Sugestões de  Material para ensino bíblico confeccionado com sucatas.
Vídeo feito apartir das fotos das aulas da professora Enilce no projeto "Crescer Juntos"- ABATRIM ( Associação Batista do Triângulo Mineiro). 
Enilce é professora de Artes no Colégio Batista, unidade de Uberlândia MG.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Curso de capacitação para ministério com crianças realizado em Uberlândia pelo Comitê de Crescimento Cristão da Convenção Batista Mineira em parceria com a ABATRIM (Associação Batista do Triângulo)

domingo, 14 de novembro de 2010

Dia da Ação Social


A  PIB do Vale do Jatobá pertencente a  ABAME (Associação Batista Metropolitana BH) realizou em 13 de novembro de 2010 em suas dependências  o “Dia da Ação Social” com atendimento aos moradores do bairro Vale do Jatobá em Belo Horizonte. O evento foi organizado pelo seminarista Nilton Bento Fonseca e Cristiane Bento Fonseca com parceria com  Sesc Saúde e a Faculdade Batista de Minas Gerais, oferecendo prestação de serviço nas seguintes áreas:
Controle de glicose
Grupo sanguíneo
Aferição de Pressão Arterial
IMC (índice de massa corporal)
Exame eletrocardiograma
Orientação psicológica
Orientação espiritual
Orientação jurídica, contando com a participação dos alunos do 8º período da Faculdade Batista de Minas Gerais sob a supervisão da professora Carolina Cansado.
Estas três meninas lindas são de uma igreja batista pertencente à ABAME- Asssociação Batista Metropolitana BH.
Se você que pertence à ABAME deseja ter uma foto com a Ana, envie uma bem bonita pelo email Batiskds@gmail.com

terça-feira, 9 de novembro de 2010

O CASO DO ABACATEIRO

21 de setembro de 2010 o jovem Bruno Bragança de 23 anos está em seu carro no centro da cidade de Belo Horizonte, parado em um dos semáforos. De repente vem ao seu encontro uma menininha de uniforme da escola "Pequeno Aprendiz" e com uma muda de árvore nas mãos, lhe oferecendo como presente. Antes mesmo que ele pudesse explicar que mora em apartamento e não tem como plantar aquela muda, ela desfila todo o texto decorado sobre a árvore, o meio ambiente e a necessidade de cuidar do nosso mundo. Ele ri de satisfação apesar de ter todos os argumentos para recusar o presente. Mas como recusar um presente oferecido por uma linda menininha que passou a semana, ela e seus colegas de escola, aprendendo sobre plantas, meio ambiente, ar puro, água limpa! Mais ainda, que  contou as horas para a chegada do dia da árvore, para que todos fossem para a rua sensibilizar os adultos da necessidade de amar um pouco mais o planeta!

Ele, o Bruno, pega então das mãos da  pequena cidadã aquela planta no saco plástico. Não sabe direito o que fazer. Uma professora fotografa, a outra filma e a menina ri seu riso livre porque acredita que convenceu Bruno a cuidar do abacateiro.

Infelizmente Bruno não tem sequer um palmo de terra para plantar a árvore. Mas, ainda assim ganhou o dia. Em vez de rumar para o trabalho volta em casa para guardar o abacateiro e lavar as mãos sujas de lama. Com essa atitude já estava cuidando da planta, já era um cidadão melhor que antes.

Em busca de um final feliz para a história, a foto do abacateiro juntamente com um anúncio para adoção  foi parar no blog senhorinhaglb.blogspot.com e no boletim da Igreja Batista Memorial.

Esta não é uma história de conto de fadas, é uma história real, de cidadania e cuidado com o mundo que Deus criou. E como  história real também tem final feliz, o abacateiro está plantado no sítio Guaxubelo, recebendo água fresca, adubo e terra fofa para crescer, florescer e produzir seus frutos cercado dos cuidados que toda planta merece.
Senhorinha Gervásio

No dia 21/09, em comemoração ao dia da árvore, os alunos do 1º e 2º período foram às ruas para conscientizar a comunidade do cuidado que temos que ter com o MEIO AMBIENTE e com isso distribuíram mudas de manga, amora, abacate entre outras.
A turma do Infantil III plantou no pomar da escola uma muda de amora e o infantil II acompanhou o processo do feijão, cada um plantando o seu feijão em garrafas pet.
Ainda com o intuito de conscientizar e também buscar uma maior interação com a família, cada criança levou a sua muda para plantar com a ajuda dos familiares.

Para saber mais sobre a escola veja o endereço abaixo:
http://www.pequenoaprendizbh.com.br/projetos.html

Veja também esta música que confirma nossa tarefa de cuidar do planeta.


Resposta do Instituto Pedagógico Pequeno aprendiz à história: O caso do abacateiro
Boa Tarde!

Sou Diretora do Instituto Pedagógico Pequeno Aprendiz e estamos localizados no Bairro Ouro Preto. Adorei receber este depoimento e saber que o nosso trabalho é reconhecido. Temos uma grande preocupação na formação destes pequenos cidadãos e a nossa filosofia é resgatar os valores que estão se perdendo de uma forma lúdica estimulando a construção do conhecimento.
As crianças realmente se sentiram importantes com o papel de conscientizar a população. Contei a elas sobre a repercurssão com o rapaz Bruno e elas adorarm.

Obrigada,
Giselle Chaves
Diretora Pedagógica do Pequeno Aprendiz
Ana Paula Arriel deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Ações cidadãs- Quem deseja adotar um abacateiro?":

Gostaria apenas de ressaltar que a escola em questão fica no Bairro Ouro Preto na região da Pampulha. Sou uma das funcionárias da mesma e fico muito feliz em saber que o nosso trabalho está dando resultados. Ao Bruno um muito obrigada por não decepcionar a nossa pequena e a vocês do blog obrigada por darem continuidade ao nosso trabalho e abraçarem essa causa em defesa do meio ambiente. Sozinhos não somos nada, mas juntos podemos fazer coisas grandiosas. Obrigada mais uma vez, Ana Paula

sábado, 6 de novembro de 2010

Programa Neemias (projeto Crescer Juntos) IB Nova Aliança

A igreja batista Nova Aliança, sob a liderança do Pr. Roberto Boaventura com cooperação  da igreja batista do Bairro Fátima – Sabará sob a liderança do Pr. Valdenilson realizou  neste dia 06 de novembro 2010 o “Sábado Legal”. O “Sábado Legal” foi um dia dedicado ao ensino relevante e divertido às crianças da comunidade onde está localizada a igreja batista Nova Aliança.
Ambas as igrejas são participantes do projeto “Crescer Juntos” do Programa “Neemias” desenvolvido pela Convenção Batista Mineira com aula uma vez por semana nas dependências da sede da Convenção com estudos sobre ministério com crianças, culminando com o “Sábado Legal”.
O projeto teve início no começo de 2010 com cinco  igrejas, chegando ao fim do mesmo duas delas: a igreja batista do bairro Fátima – Sabará  e a Nova Aliança em Belo Horizonte. É interessante dizer que os pastores das respectivas igrejas participaram do curso juntamente com os líderes de crianças.
A participação das duas igrejas no “Sábado Legal” tanto no bairro Fátima no dia  30 de outubro quanto no 06 de novembro foi uma demonstração de união, sob a direção  da coordenadora do Comitê para o Crescimento Cristão Tania Araujo  e do Comitê de Ação Social Rosilene Nazar.
O tema do dia foi: Obedecer a Deus é o mais importante, baseado no texto bíblico de Lucas 5.1-11.











Após o almoço as crianças foram divididas em quatro grupos em que todas passaram por quatro oficinas:
Horta - com o plantio de cebolinha, na parte do fundo de uma garrafa pet;
Origami - dobradura referente as histórias contadas;
Zunzum - com as cores alegóricas ao plano de Salvação;
Biboquê – confeccionado com a parte do gargalo da garrafa pet e sua tampa.

No fim  da programação cada criança levou para casa um presente recebido por meio de sorteio simbólico em que todos foram sorteados, mais  os objetos confeccionados nas oficinas, incluindo o vaso de cebolinha para ser cuidado pela criança.







Foi uma atividade de crescimento integral, abrangendo todas as áreas da vida das crianças: o ser – ontológico/espiritual, o saber – cognitivo, o pragmático - fazer artesanal, o conviver – sociabilidade, o sentir – na busca de cada adulto participante em atender emocionalmente a cada criança no levantamento de sua autoestima. Desta forma, todos nós “crescemos Juntos”.

Em 2011 mais cinco igrejas iniciarão o projeto, seguindo o lema de que é melhor Crescer Juntos com base no principio de que como batistas somos cooperativos.
Senhorinha

Pratique o sorriso