sábado, 18 de dezembro de 2010

Poema de Cláudia Rezende

O Natal é um tempo de escolhas
Decidimos onde queremos estar
Se com apenas desconhecidos
Ou no aconchego do lar.

Mas a certeza em tudo isso
É que de Deus não há como esconder
Sendo natal ou outro momento,
Sempre quer Ele nos acolher.

E como filhos amados
Por um Pai bondoso assim,
Saibamos agradecê-lo
Pelo Cristo enviado aqui.

Não é pouca a bênção recebida
Afinal ganhamos a salvação
Foi na cruz que o Cordeiro
Elevou nossa condição.

Éramos apenas criaturas,
Mas agora feito irmãos;
Deus é mesmo maravilhoso
Ama o nosso coração.

Então como não se alegrar
Junto com o aniversariante?
Ele comprou-nos com alto preço
Livrou-nos de sermos errantes.

Saibamos todos que o natal
É tempo de unidade
É tempo de família reunida
Em torno da felicidade.

                                     Cláudia A. Resende

quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Quem é Jesus?

Por que Jesus veio ao mundo?

Jesus e as mídias sociais

Endereço:
http://www.youtube.com/watch?v=zsiNRVjELyk

Criança, tesouro da família

Era uma vez uma família que tinha um belo vaso que era uma relíquia dos antepassados. A pequena filha ouvia sempre a mãe dizer :
__Esse vaso  "é nosso tesouro de família".
Certo dia, ouviu-se um grande estrondo e a pequena menina começou a lamentar-se. A mãe, saiu correndo,  e a encontrou caída, chorando, ao lado do vaso quebrado.
__"Que aconteceu?" perguntou à filha.
__"Eu quebrei o tesouro de família"-   respondeu a menina ainda soluçando.
Sua mãe a levantou e disse:
__"Sim, mas você está bem".
Quando a  menina se tornou adulta comentou:
__"eu descobri, naquele dia, que eu era o verdadeiro tesouro da família."
(autor desconhecido - adaptação Senhorinha Gervásio)

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Crianças da Bíblia – Miriam e Moisés

Baseada em Êxodo 2

Todas as crianças são especiais para Deus. Ele quer que suas famílias as protejam e lhes falem do amor que  Jesus tem por todas elas. A Bíblia diz que um dia, alguns pais levaram seus filhos até Jesus para que os abençoasse. Os discípulos quiseram impedir. Mas Jesus ficou irritado com eles e lhes falou:
__Não impeçam as crianças de virem a mim, porque elas fazem parte do Reino de Deus.

Algumas crianças tiveram participação importante na história bíblica. Moisés e Miriam foram duas dessas crianças.
Tudo aconteceu na época em que os hebreus, estavam escravizados no Egito e faziam todo o tipo de trabalho pesado. Miriam era filha do Sr. Anrão e D. Joquebede e tinha um irmão chamado Arão. Eles eram descendentes de Jacó, que há muitos anos havia chegado ao Egito em busca de alimento, por causa de uma grande fome que aconteceu em Canaã. Quando Jacó chegou ao Egito sua família era um grupo de 70 pessoas. Mas na época de Miriam existiam tantos hebreus espalhados pelo Egito que o Faraó ficou com medo deles:

__E se fizerem uma revolução? - Pensava o Faraó.
Para enfraquecer o povo hebreu e impedir que se multiplicasse o Faraó  teve uma ideia malvada: fazer os hebreus seus escravos.

Mas Deus continuou abençoando o povo com muitos filhos. Vendo o Faraó que quanto mais trabalhava e sofria, mais o povo se multiplicava, teve outra ideia malvada: mandou matar os meninos que nascessem, deixando apenas as meninas vivas. Para isso, ordenou que as parteiras fizessem a matança no momento do nascimento dos bebês.

__ O quê? Matar os bebês? De jeito nenhum! - Responderam as parteiras para si mesmas.
Entre obedecer ao Faraó e a Deus, elas preferiram obedecer a Deus e deixaram os meninos viverem. Deus estava cuidando daquele povo. Seu plano era levá-lo de volta à terra de
Canaã, porque mais tarde, daquele povo, nasceria Jesus Cristo, o Salvador.

Mas aquele Faraó era cheio de ideias maldosas. Ele não desistiu. Já que os meninos continuavam nascendo, ele ordenou que todos os recém-nascidos fossem jogados no rio Nilo (Êxodo 1. 22).

Foi nesse tempo de maldade do Faraó, que Miriam e Arão ganharam um irmãozinho. O nascimento do menino foi um momento de grande alegria para toda a família. Mas também foi um momento de muita preocupação. Ele estava condenado pelo Faraó a morrer afogado no rio Nilo.

__ O bebê não pode chorar! – dizia a mamãe Joquebede.
A família toda corria de um lado para outro, organizando tudo para que ninguém descobrisse que na casa havia um bebê. Só que depois de três meses não tinha mais como esconder aquele bebê. Então, D. Joquebede começou a se preparar para levá-lo até rio Nilo, só que de uma forma bem diferente da ordenada pelo Faraó. Ela teve um plano para salvar o bebê da morte.  Ela teceu um cesto de uma planta de nome junco, que nascia na beira do rio. Passou betume no cesto para que não entrasse nenhuma gota de água dentro dele. Forrou-o com panos macios, deitou o bebê dentro dele e, acompanhada por Miriam, caminharam em direção ao rio. Cuidadosamente colocou o cesto, no meio dos juncos, um pouco acima da parte do rio onde a princesa, filha do faraó, costumava se banhar. D. Joquebede voltou pra casa, mas Miriam ficou de guarda, vigiando o irmãozinho.

De repente olhe só quem vem lá? A princesa!
Enquanto se banhava, a princesa viu o cesto no meio dos juncos e mandou a criada apanhá-lo. Ao abri-lo, viu que era um bebê e ele estava chorando. Ela reconheceu que aquele menino era dos hebreus. Ela se lembrou do decreto do seu pai: Todo menino hebreu deve morrer afogado no rio.

Mas como princesa poderia adotá-lo. E foi nesse momento que a esperta Miriam entrou em ação. Mais que depressa, saiu do esconderijo e se apresentou à princesa:

__ Quer que eu encontre uma mulher das hebreias para amamentar e criar o menino? – perguntou Miriam.

A princesa aceitou na hora. Quem Miriam foi buscar?  D. Joquebede  ensinou ao menino tudo o que ele deveria saber  sobre Deus.

Quando o menino já estava grandinho ele foi entregue à princesa, que lhe deu o nome de Moisés, dizendo:

__ “porque eu o tirei das águas”.

Moisés foi viver no palácio do Faraó e lá recebeu a educação de um príncipe. Mas ele nunca se esqueceu dos ensinos de sua mãe. Deus tinha em seus planos um trabalho grande para Moisés, Miriam e Arão: levar os hebreus de volta à terra de Canaã.

Miriam e Arão foram companheiros do seu irmão Moisés na difícil tarefa de guiar o povo hebreu pelo deserto, em busca da terra prometida. Daquele povo, anos mais tarde nasceria Jesus, o Salvador de todo o que nEle crê.


No endereço abaixo você encontra os slides para esta história

"Desenvolver um ministério infantil bem sucedido é um dos grandes desafios da igreja contemporânea. Mais que simplesmente entreter as crianças, o objetivo maior é o de transmitir princípios bíblicos que levem os pequenos a desenvolver um relacionamento íntimo com Deus".

A construção da igreja de amanhã começa hoje.

Nesse livro "Spurgeon, de maneira notável, nos desafia, demonstrando que falar de Jesus às crianças é a tarefa mais importante que uma pessoa possa desempenhar, quer seja ela um pai, professor, líder ou pastor".

Shedd publicações

Um livro de Alexandra Guerra, editora Betânia que convence pais e professores a investirem mais nas crianças, para o avanço do reino de Deus.

"A infância é o melhor tempo para semear sementes da Palavra de Deus na vida dos filhos e alunos, regar com orações e esperar em Deus uma grande colheita - homens e mulheres dedicados ao Senhor, capazes de transformar o mundo em que vivemos". 85% dos servos de Deus tiveram sua experiência de salvação em Jesus Cristo entre os 4 e 14 anos. Um excelente motivo para o investimento.

Sentir-se amada é uma necessidade básica da criança. E por que não dizer do ser humano? Com base nessa verdade os ecritores Ross Campbell e Gary Champman escreveram o livro "As cinco linguagens do amor das crianças" com dicas importantes para todos os professores, pais e todos os evangélicos que reconhecem a importâncisa do relacionamento.

Notas sobre os autores:
Gary Champman é conselheiro de casais e autor de vários livros.
Ross Campbell é conferencista e professor de pediatria e psiquiastria e também autor de vários livros, inclusive "Filhos felizes" e "Como realmente amar seu filho adolescente".

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Transformação Integral - Kids


Suse, personagem representante da Associação Batista do Sul de Minas apresenta as fotos das crianças que participaram do evento promovido pela Convenção Batista Mineira na cidade de Pouso Alegre no sábado dia 20 de novembro.
O evento contou com 158 inscrições num total de 7 oficinas, sendo uma delas a oficina com crianças.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Jesus é o amigo legal


Música oficial (infantil) da campanha de Missões Estaduais Mineira quando dos 90 anos dos batistas em Minas Gerais. o tema da Campanha foi: Das trilhas de Minas para a Estrada Real.


Jesus é o amigo legal- Play Baack

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Ensino com arte 2


 Os professores de ensino bíblico às crianças devem ter a   consciência da importância de seu ministério. Tal como quem trabalha na construção do alicerce de um edifício eles, em parceria com os pais e responsáveis, constroem na vida delas os  fundamentos da fé. Por isso o ensino deve ser praticado, levando em consideração alguns princípios:

  • Ensino bíblico relevante e compatível com a realidade das crianças
  • Ambiente alegre, divertido e seguro
  • Líderes que transmitam segurança emocional e espiritual às crianças
  • Exemplo positivo dos líderes, às crianças,  pela convivência em amor e trabalho de equipe. 

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Ensino bíblico com arte - 1



Sugestões de  Material para ensino bíblico confeccionado com sucatas.
Vídeo feito apartir das fotos das aulas da professora Enilce no projeto "Crescer Juntos"- ABATRIM ( Associação Batista do Triângulo Mineiro). 
Enilce é professora de Artes no Colégio Batista, unidade de Uberlândia MG.

terça-feira, 16 de novembro de 2010

Curso de capacitação para ministério com crianças realizado em Uberlândia pelo Comitê de Crescimento Cristão da Convenção Batista Mineira em parceria com a ABATRIM (Associação Batista do Triângulo)

domingo, 14 de novembro de 2010

Dia da Ação Social


A  PIB do Vale do Jatobá pertencente a  ABAME (Associação Batista Metropolitana BH) realizou em 13 de novembro de 2010 em suas dependências  o “Dia da Ação Social” com atendimento aos moradores do bairro Vale do Jatobá em Belo Horizonte. O evento foi organizado pelo seminarista Nilton Bento Fonseca e Cristiane Bento Fonseca com parceria com  Sesc Saúde e a Faculdade Batista de Minas Gerais, oferecendo prestação de serviço nas seguintes áreas:
Controle de glicose
Grupo sanguíneo
Aferição de Pressão Arterial
IMC (índice de massa corporal)
Exame eletrocardiograma
Orientação psicológica
Orientação espiritual
Orientação jurídica, contando com a participação dos alunos do 8º período da Faculdade Batista de Minas Gerais sob a supervisão da professora Carolina Cansado.
Estas três meninas lindas são de uma igreja batista pertencente à ABAME- Asssociação Batista Metropolitana BH.
Se você que pertence à ABAME deseja ter uma foto com a Ana, envie uma bem bonita pelo email Batiskds@gmail.com

terça-feira, 9 de novembro de 2010

O CASO DO ABACATEIRO

21 de setembro de 2010 o jovem Bruno Bragança de 23 anos está em seu carro no centro da cidade de Belo Horizonte, parado em um dos semáforos. De repente vem ao seu encontro uma menininha de uniforme da escola "Pequeno Aprendiz" e com uma muda de árvore nas mãos, lhe oferecendo como presente. Antes mesmo que ele pudesse explicar que mora em apartamento e não tem como plantar aquela muda, ela desfila todo o texto decorado sobre a árvore, o meio ambiente e a necessidade de cuidar do nosso mundo. Ele ri de satisfação apesar de ter todos os argumentos para recusar o presente. Mas como recusar um presente oferecido por uma linda menininha que passou a semana, ela e seus colegas de escola, aprendendo sobre plantas, meio ambiente, ar puro, água limpa! Mais ainda, que  contou as horas para a chegada do dia da árvore, para que todos fossem para a rua sensibilizar os adultos da necessidade de amar um pouco mais o planeta!

Ele, o Bruno, pega então das mãos da  pequena cidadã aquela planta no saco plástico. Não sabe direito o que fazer. Uma professora fotografa, a outra filma e a menina ri seu riso livre porque acredita que convenceu Bruno a cuidar do abacateiro.

Infelizmente Bruno não tem sequer um palmo de terra para plantar a árvore. Mas, ainda assim ganhou o dia. Em vez de rumar para o trabalho volta em casa para guardar o abacateiro e lavar as mãos sujas de lama. Com essa atitude já estava cuidando da planta, já era um cidadão melhor que antes.

Em busca de um final feliz para a história, a foto do abacateiro juntamente com um anúncio para adoção  foi parar no blog senhorinhaglb.blogspot.com e no boletim da Igreja Batista Memorial.

Esta não é uma história de conto de fadas, é uma história real, de cidadania e cuidado com o mundo que Deus criou. E como  história real também tem final feliz, o abacateiro está plantado no sítio Guaxubelo, recebendo água fresca, adubo e terra fofa para crescer, florescer e produzir seus frutos cercado dos cuidados que toda planta merece.
Senhorinha Gervásio

No dia 21/09, em comemoração ao dia da árvore, os alunos do 1º e 2º período foram às ruas para conscientizar a comunidade do cuidado que temos que ter com o MEIO AMBIENTE e com isso distribuíram mudas de manga, amora, abacate entre outras.
A turma do Infantil III plantou no pomar da escola uma muda de amora e o infantil II acompanhou o processo do feijão, cada um plantando o seu feijão em garrafas pet.
Ainda com o intuito de conscientizar e também buscar uma maior interação com a família, cada criança levou a sua muda para plantar com a ajuda dos familiares.

Para saber mais sobre a escola veja o endereço abaixo:
http://www.pequenoaprendizbh.com.br/projetos.html

Veja também esta música que confirma nossa tarefa de cuidar do planeta.


Resposta do Instituto Pedagógico Pequeno aprendiz à história: O caso do abacateiro
Boa Tarde!

Sou Diretora do Instituto Pedagógico Pequeno Aprendiz e estamos localizados no Bairro Ouro Preto. Adorei receber este depoimento e saber que o nosso trabalho é reconhecido. Temos uma grande preocupação na formação destes pequenos cidadãos e a nossa filosofia é resgatar os valores que estão se perdendo de uma forma lúdica estimulando a construção do conhecimento.
As crianças realmente se sentiram importantes com o papel de conscientizar a população. Contei a elas sobre a repercurssão com o rapaz Bruno e elas adorarm.

Obrigada,
Giselle Chaves
Diretora Pedagógica do Pequeno Aprendiz
Ana Paula Arriel deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Ações cidadãs- Quem deseja adotar um abacateiro?":

Gostaria apenas de ressaltar que a escola em questão fica no Bairro Ouro Preto na região da Pampulha. Sou uma das funcionárias da mesma e fico muito feliz em saber que o nosso trabalho está dando resultados. Ao Bruno um muito obrigada por não decepcionar a nossa pequena e a vocês do blog obrigada por darem continuidade ao nosso trabalho e abraçarem essa causa em defesa do meio ambiente. Sozinhos não somos nada, mas juntos podemos fazer coisas grandiosas. Obrigada mais uma vez, Ana Paula

sábado, 6 de novembro de 2010

Programa Neemias (projeto Crescer Juntos) IB Nova Aliança

A igreja batista Nova Aliança, sob a liderança do Pr. Roberto Boaventura com cooperação  da igreja batista do Bairro Fátima – Sabará sob a liderança do Pr. Valdenilson realizou  neste dia 06 de novembro 2010 o “Sábado Legal”. O “Sábado Legal” foi um dia dedicado ao ensino relevante e divertido às crianças da comunidade onde está localizada a igreja batista Nova Aliança.
Ambas as igrejas são participantes do projeto “Crescer Juntos” do Programa “Neemias” desenvolvido pela Convenção Batista Mineira com aula uma vez por semana nas dependências da sede da Convenção com estudos sobre ministério com crianças, culminando com o “Sábado Legal”.
O projeto teve início no começo de 2010 com cinco  igrejas, chegando ao fim do mesmo duas delas: a igreja batista do bairro Fátima – Sabará  e a Nova Aliança em Belo Horizonte. É interessante dizer que os pastores das respectivas igrejas participaram do curso juntamente com os líderes de crianças.
A participação das duas igrejas no “Sábado Legal” tanto no bairro Fátima no dia  30 de outubro quanto no 06 de novembro foi uma demonstração de união, sob a direção  da coordenadora do Comitê para o Crescimento Cristão Tania Araujo  e do Comitê de Ação Social Rosilene Nazar.
O tema do dia foi: Obedecer a Deus é o mais importante, baseado no texto bíblico de Lucas 5.1-11.











Após o almoço as crianças foram divididas em quatro grupos em que todas passaram por quatro oficinas:
Horta - com o plantio de cebolinha, na parte do fundo de uma garrafa pet;
Origami - dobradura referente as histórias contadas;
Zunzum - com as cores alegóricas ao plano de Salvação;
Biboquê – confeccionado com a parte do gargalo da garrafa pet e sua tampa.

No fim  da programação cada criança levou para casa um presente recebido por meio de sorteio simbólico em que todos foram sorteados, mais  os objetos confeccionados nas oficinas, incluindo o vaso de cebolinha para ser cuidado pela criança.







Foi uma atividade de crescimento integral, abrangendo todas as áreas da vida das crianças: o ser – ontológico/espiritual, o saber – cognitivo, o pragmático - fazer artesanal, o conviver – sociabilidade, o sentir – na busca de cada adulto participante em atender emocionalmente a cada criança no levantamento de sua autoestima. Desta forma, todos nós “crescemos Juntos”.

Em 2011 mais cinco igrejas iniciarão o projeto, seguindo o lema de que é melhor Crescer Juntos com base no principio de que como batistas somos cooperativos.
Senhorinha

sábado, 30 de outubro de 2010

SÁBADO LEGAL

 Atividade realizada com crianças do bairro Fátima da cidade de Sabará MG pela equipe do  "Crescer Juntos" do Programa “Neemias”, uma parceria da Convenção Batista Mineira com igrejas da Associação Batista Central- BH.
O evento foi realizado no sábado dia 30 de outubro das 8h às 16h com Louvor história bíblica, história não bíblica, jogos, sorteios de brindes  e oficinas de materiais alternativos, voltados para a conservação do meio ambiente.








Algumas da músicas usadas no "Sabado legal"





quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Educação Integral


A Educação cristã deve abranger a vida toda da pessoa (criança) de forma integral, contemplando a área intelectual/cognitiva, a área afetiva, social, operacional e ontológica/espiritual, para que o cristão não apenas aprenda, mas também reflita e faça a diferença na transformação da sociedade tal como o apóstolo Paulo orientou em Romanos 12.2.

Veja os slides no endereço abaixo:
http://www.slideshare.net/batiskids/educao-integral

A PRECIOSIDADE DA ÁGUA


O volume de água na Terra é o mesmo há milhares de anos, mas o
grande perigo é sua contaminação e poluição.
Você deve ouvir pela TV, rádio, e estudar na escola sobre a preservação do meio ambiente, inclusive da água. Este é um assunto que está , como se diz, na ordem do dia. Não há ser vivo que possa viver sem água. E o grande problema é que a reserva de água doce vem diminuindo com o passar dos anos e aumento da poluição. A UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) faz uma mostra do problema da água:
·         1950 eram 16,8 mil metros cúbicos de água por pessoa;
·         1998 caíram para 7,3 mil
·         2018 a projeção é para  4,8 mil metros cúbicos.
A ONU (Organização das Nações Unidas) acredita em 2050, mais
de 45% da população mundial não terá a porção mínima de água para o consumo básico.
O Brasil é privilegiado em reservas de água. Mas não faz nenhum mal saber usar.

Para que a nova geração faça o que é bom aos olhos do Senhor


Para que a nova geração faça o que é bom aos olhos do Senhor

            O texto de Deuteronômios 6.1-9 é celebre por apresentar aos pais e líderes do povo de Deus, orientações para o ensino de Sua Palavra às novas gerações. Ele destaca com detalhes até o método que deveria ser usado pelos pais ao transmitir aos filhos os feitos de Deus entre sEu povo. Mas, após o estabelecimento do povo na terra prometida - Canaã, pais e líderes foram acometidos de um vacilo espiritual e não transmitiram os princípios da lei de Deus aos seus filhos, nem com palavras nem com exemplos.
            O tempo passou, levando aquela geração e trazendo outra. Juízes 2.7-12 narra a tragédia a que foi submetida a nação israelita, por falta do ensino. “A nova geração não conhecia o que o Senhor havia feito por Israel”. Os da nova geração foram totalmente influenciados pelas religiões dos povos da terra e adoraram aos baalins. Abandonaram Deus, nem o conheciam direito, por isso fizeram o que era mal aos sEus olhos.
            Ao lermos o texto de Juízes 2 nosso coração estremece. Porque nosso desejo é que os filhos desta geração sejam adultos respeitosos e respeitados, que saibam viver em grupo, trabalhar em equipe, contribuir para a conservação do nosso planeta e paz entre as pessoas, e que na eternidade continuem na presença de Deus.
            Se dermos atenção aos noticiários, entenderemos o quanto a nova geração está em perigo. Crianças e adolescentes tendo suas vidas destruídas por quem deveria protegê-las. Por adultos inescrupulosos que não conhecem Deus ou há muito se esqueceram Dele.
            Como seguidores de Jesus Cristo somos chamados à educação, se não para a educação formal pelo menos para a  educação informal, aquela que reconhece que educador não é só aquele que está em uma sala de aula, à frente de vários alunos. Educador também é aquele que anda pelos corredores das igrejas e escolas. Que é admirado pelas crianças, pelo carisma, carinho, amizade, atenção, gentileza e afeto.
            Como membros do corpo de Cristo, somos os educadores desta geração. A experiência confirma que, como seres humanos, precisamos de alguém para admirar. Apelo que você sirva de modelo para as crianças, influenciando àquelas com as quais tenha contato. Não podemos aceitar a realidade de que pessoas inescrupulosas sejam os “ídolos” de grande parte das crianças brasileiras. Pouco poderemos fazer para mudar a realidade daquelas que estão longe de nós, mas podemos fazer algo para as que estão ao nosso lado. Servindo de exemplo, você estará na posição de professor/educador/pastor delas, no sentido do dom de pastorear.

Pratique a intercessão e o pastoreio!
·         Pastoreio - O pastoreio acontece quando você tira um tempinho para conversar com uma criança. Quando, através de perguntas, dá-lhe oportunidade para falar de suas alegrias, seus sonhos, suas dificuldades. Nesses momentos você pode suprir alguma carência que porventura essa criança tenha, de qualidade de tempo, de atenção concentrada, de palavras de elogio, de conselhos sábios retirados da Palavra de Deus.
·         Intercessão - Todas as crianças são carentes de intercessão. Por mais cuidadas que sejam, estão expostas a algum tipo de perigo. Você pode ser um intercessor das crianças de sua igreja, de sua rua, seu bairro, sua cidade... você pode ser intercessor dos professores da educação formal que estão em sala de aula nas escolas e igrejas.

Que em sua vida sejam encontradas as verdades do texto de Deuteronômios, bem como, palavras sábias, paciência, amor, para que a nova geração faça o que é bom aos olhos do Senhor.

Senhorinha e Pr. Wagno

Pratique o sorriso