MEIO AMBIENTE

É preciso CRIATIVIDADE

Você já parou para pensar no quanto Deus foi criativo ao criar o universo? Na verdade Ele não é só o artista mais criativo que existe. É também o maior sábio que existe. A Bíblia diz que Deus criou o céu, a terra com plantas, animais e tudo o mais que existe. Depois de tudo pronto  Ele criou os seres humanos: o homem, Ele fez de modelagem de argila – “do pó da terra”, soprou no seu nariz o “fôlego da vida”, tornando-o à Sua imagem e semelhança. Chamou-o  pelo nome de Adão. A mulher, Ele fez da costela do homem e a chamou de Eva. Eles receberam de Deus o maior presente que podiam: o planeta terra, novinho, verdinho e com muitas frutas gostosas.
O tempo passou os descendentes de Adão e Eva se multiplicaram, inventaram máquinas, fábricas e tecnologias que trouxeram o progresso, mas também muito lixo e poluição, sujando o nosso planeta.
Hoje o trabalho que temos para cuidar do nosso mundo é muito maior porque enquanto uns poucos limpam muitos outros sujam. O que nos restam então é usar nossa criatividade e inventar formas que nos ajudem a cuidar do meio ambiente. Falando nisso você já ouviu falar nos 3Rs? Se ainda não ouviu, com certeza, ouvirá muitas vezes, porque o ano de 2011 será o ano batista do meio ambiente, quando de uma maneira muito especial o batiskids estará estimulando a todos a que cuidem de verdade do  nosso planeta.



Vida plena e meio ambiente


Com  o título “SALVANDO VIDAS E O MEIO AMBIENTE” a revista PAMBrasil ano 03 edição 07 publicou na página 6, uma notícia de amor às pessoas, à cidade, às crianças e ao planeta. Trata-se da ação ecológica de dois missionários batistas na cidade de Exu em Pernambuco: Raimundo e Edilene Luna. Para complementação da refeição escolar do PEPE (Programa de Evangelização Pré-Escolar) foi criada uma horta. A iniciativa teve tal sucesso que além de fonte gratuita de alimento às crianças da escola, a horta, ultrapassando a expectativa de produção está servindo aos moradores da cidade que ao comprar verduras frescas contribuem para as despesas da escola...Mas não só isto tem acontecido à cidade de Exu. Com existência e sucesso da horta um projeto de reflorestamento da cidade está em andamento: os missionários doam mudas de árvore aos que se dispõem a plantá-las na frente de suas casas. Já são mais de 1.000 mudas a serem doadas, que transformarão a paisagem da cidade. 


O caso do abacateiro
21 de setembro de 2010 o jovem Bruno Bragança de 23 anos está em seu carro no centro da cidade de Belo Horizonte, parado em um dos semáforos. De repente vem ao seu encontro uma menininha de uniforme da escola "Pequeno Aprendiz" e com uma muda de árvore nas mãos, lhe oferecendo como presente. Antes mesmo que ele pudesse explicar que mora em apartamento e não tem como plantar aquela muda, ela desfila todo o texto decorado sobre a árvore, o meio ambiente e a necessidade de cuidar do nosso mundo. Ele ri de satisfação apesar de ter todos os argumentos para recusar o presente. Mas como recusar um presente oferecido por uma linda menininha que passou a semana, ela e seus colegas de escola, aprendendo sobre plantas, meio ambiente, ar puro, água limpa! Mais ainda, que  contou as horas para a chegada do dia da árvore, para que todos fossem para a rua sensibilizar os adultos da necessidade de amar um pouco mais o planeta!

Ele, o Bruno, pega então das mãos da  pequena cidadã aquela planta no saco plástico. Não sabe direito o que fazer. Uma professora fotografa, a outra filma e a menina ri seu riso livre porque acredita que convenceu Bruno a cuidar do abacateiro.

Infelizmente Bruno não tem sequer um palmo de terra para plantar a árvore. Mas, ainda assim ganhou o dia. Em vez de rumar para o trabalho volta em casa para guardar o abacateiro e lavar as mãos sujas de lama. Com essa atitude já estava cuidando da planta, já era um cidadão melhor que antes.

Em busca de um final feliz para a história, a foto do abacateiro juntamente com um anúncio para adoção  foi parar no blog senhorinhaglb.blogspot.com e no boletim da Igreja Batista Memorial.

Esta não é uma história de conto de fadas, é uma história real, de cidadania e cuidado com o mundo que Deus criou. E como  história real também tem final feliz, o abacateiro está plantado no sítio Guaxubelo, recebendo água fresca, adubo e terra fofa para crescer, florescer e produzir seus frutos cercado dos cuidados que toda planta merece.



 Qual caminho Tate deve usar para chegar até o sítio Guaxubelo?



Veja se consegue lembrar os fatos ocorridos na história “O caso do abacateiro”, completando a “palavra cruzada” abaixo:



1.Nome do fruto do abacateiro
2.Nome do rapaz que recebeu a muda do abacateiro de presente
3.Onde o rapaz se encontrava quando recebeu a muda do abacateiro de presente?
4.Para onde Bruno foi depois que recebeu o abacateiro?
5.Nome da escola que fez a atividade cidadã de doar mudas de plantas à população?
6.Para onde Bruno ia quando recebeu a muda do abacateiro?
7.Qual o nome da igreja que anunciou a doação do abacateiro em seu boletim?
8.Onde a história :"O caso do abacateiro” foi publicada antes de sair no batiskids 
9.Nome da cidade onde está situada a escola citada na história?
10.Nome do sítio cujos donos adotaram o abacateiro?




A saúde do planeta está ameaçada. A turma batiskids está atenta ao problema e anda fazendo o que pode para criar instrumentos capazes  de ajudar na educação ambiental das crianças.

Pratique o sorriso