quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Para que a nova geração faça o que é bom aos olhos do Senhor


Para que a nova geração faça o que é bom aos olhos do Senhor

            O texto de Deuteronômios 6.1-9 é celebre por apresentar aos pais e líderes do povo de Deus, orientações para o ensino de Sua Palavra às novas gerações. Ele destaca com detalhes até o método que deveria ser usado pelos pais ao transmitir aos filhos os feitos de Deus entre sEu povo. Mas, após o estabelecimento do povo na terra prometida - Canaã, pais e líderes foram acometidos de um vacilo espiritual e não transmitiram os princípios da lei de Deus aos seus filhos, nem com palavras nem com exemplos.
            O tempo passou, levando aquela geração e trazendo outra. Juízes 2.7-12 narra a tragédia a que foi submetida a nação israelita, por falta do ensino. “A nova geração não conhecia o que o Senhor havia feito por Israel”. Os da nova geração foram totalmente influenciados pelas religiões dos povos da terra e adoraram aos baalins. Abandonaram Deus, nem o conheciam direito, por isso fizeram o que era mal aos sEus olhos.
            Ao lermos o texto de Juízes 2 nosso coração estremece. Porque nosso desejo é que os filhos desta geração sejam adultos respeitosos e respeitados, que saibam viver em grupo, trabalhar em equipe, contribuir para a conservação do nosso planeta e paz entre as pessoas, e que na eternidade continuem na presença de Deus.
            Se dermos atenção aos noticiários, entenderemos o quanto a nova geração está em perigo. Crianças e adolescentes tendo suas vidas destruídas por quem deveria protegê-las. Por adultos inescrupulosos que não conhecem Deus ou há muito se esqueceram Dele.
            Como seguidores de Jesus Cristo somos chamados à educação, se não para a educação formal pelo menos para a  educação informal, aquela que reconhece que educador não é só aquele que está em uma sala de aula, à frente de vários alunos. Educador também é aquele que anda pelos corredores das igrejas e escolas. Que é admirado pelas crianças, pelo carisma, carinho, amizade, atenção, gentileza e afeto.
            Como membros do corpo de Cristo, somos os educadores desta geração. A experiência confirma que, como seres humanos, precisamos de alguém para admirar. Apelo que você sirva de modelo para as crianças, influenciando àquelas com as quais tenha contato. Não podemos aceitar a realidade de que pessoas inescrupulosas sejam os “ídolos” de grande parte das crianças brasileiras. Pouco poderemos fazer para mudar a realidade daquelas que estão longe de nós, mas podemos fazer algo para as que estão ao nosso lado. Servindo de exemplo, você estará na posição de professor/educador/pastor delas, no sentido do dom de pastorear.

Pratique a intercessão e o pastoreio!
·         Pastoreio - O pastoreio acontece quando você tira um tempinho para conversar com uma criança. Quando, através de perguntas, dá-lhe oportunidade para falar de suas alegrias, seus sonhos, suas dificuldades. Nesses momentos você pode suprir alguma carência que porventura essa criança tenha, de qualidade de tempo, de atenção concentrada, de palavras de elogio, de conselhos sábios retirados da Palavra de Deus.
·         Intercessão - Todas as crianças são carentes de intercessão. Por mais cuidadas que sejam, estão expostas a algum tipo de perigo. Você pode ser um intercessor das crianças de sua igreja, de sua rua, seu bairro, sua cidade... você pode ser intercessor dos professores da educação formal que estão em sala de aula nas escolas e igrejas.

Que em sua vida sejam encontradas as verdades do texto de Deuteronômios, bem como, palavras sábias, paciência, amor, para que a nova geração faça o que é bom aos olhos do Senhor.

Senhorinha e Pr. Wagno

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pratique o sorriso